cristianonetto.com.br
7set/099

Curiosidades sobre o joão-de-barro

Esse interessante passarinho, esteve presente em toda minha infância, quando avistei pela primeira vez, não acreditava que um passarinho era capaz de fazer tal proeza. Eu não podia ver uma casinha de João de Barro, que ficava parada esperando o bichinho sair, muitas vezes senti vontade de subir até o alto da árvore, onde ficava a casinha, pra espiar como era por dentro e se tinha filhotes, quando brincava na terra, tentava reproduzir sua casinha, coisas de criança.

Algumas curiosidades:

O joão-de-barro, é um excelente arquiteto, aprende a identificar a direção do vento ao longo de sua vida. Na época de reprodução, o pássaro constrói seu ninho na direção contrária ao vento para que a fêmea e os filhotes fiquem protegidos da chuva e das ventanias, leva de 3 a 5 dias para fazer sua casa, usando barro úmido, palha e esterco seco, chegando a realizar de 500 a 2000 viagens, para carregar o material necessário.Sua casa tem dois cômodos: a câmara incubadora e a antecâmara, parecida com um forno.

Não utiliza o mesmo ninho por duas estações seguidas, parecendo realizar um rodízio entre dois a três ninhos, reparando ninhos velhos semi-destruídos. Quando não há mais espaço para a contrução de novos ninhos, o pássaro o constrói acima ou ao lado do velho.

Na cultura popular, é tido como passarinho trabalhador e inteligente e eu concordo plenamente. Seu canto parece uma gargalhada, no Sul dizem que, quando ele canta, é sinal de bom tempo, e é amigo de todos, corajoso, nada tímido, chega-se com estranha confiança bem perto do homem, corre, pula e grita, como que dando risos e gargalhadas, como se soubesse que é bem-vindo..

A fêmea, conhecida como "Joaninha-de-barro" ou "Maria-de-Barro", também ajuda na construção do ninho, mas não é constante.O casal, como em tudo, são inseparáveis, também revezando o difícil trabalho de incubação dos ovos e da alimentação dos filhotes.

Podiam-se se chamar símbolo da vida doméstica e é por isso que os brasileiros gostam de vê-lo e ouvi-lo pela vizinhança.

Quando o João de barro e a Maria-de-barro assumem compromisso, é para todo o sempre. Eles vivem sempre em casais que nunca se separam. Quando morre o companheiro passam o resto da vida só.

João quando se sente traído ou seja se ele perceber que a mariazinha pulou a cerca, tranca ela pra sempre em sua casa fechando a saída, não sei se é real ou lenda, que cruel né.

Comentários (9) Trackbacks (0)
  1. Excelente artigo!!!!!!!
    Creio que muitos casais precisam aprender um pouco sobre fidelidade e compromisso com esse pássaro. Pois nos dias de hoje isso tem sido raridade entre as pessoas. Qualquer briguinha boba já pensam que o melhor é se separar um do outro. Creio que a vontade de Deus para com aqueles que se aliançaram através do casamento é que superem as suas adversidades que vem sobre todos ao longo dos anos.

    Carinhosamente,

    Helton Angelo
    http://www.heltonangelo.com

  2. Isso de trancar a fêmea é mito!!!!

  3. Hoje, me disseram que o João de barro não trabalha aos domingos, será verdade? Se for então ele é mais sábio do que muitos humanos, pois respeita o dia dedicado ao Senhor.

  4. O João-de-Barro não trabalha no Domingo? Seria uma lição atual comparável ao da jumenta que fala ao profeta. E se tiver quem diga que eles não trabalham no sábado? É bom observá-los melhor.
    Tive o privilégio de observar um grupo trabalhando duro num domingo, enquanto eu participava de um retiro espiritual. Tudo começa ao raiar do dia com um incansável indo e vindo para alimentar os filhotes.
    Naquele lugar, as árvores nativas foram retiradas para dar lugar ao empreendimento com alojamentos, salões para reuiões, áreas cobertas e ambientes externos com jardim, arvores exóticas. Não sobrou árvore para o João-de-Barro. Sabe onde ele construiu sua casa? Nas ferragens do galpão aberto. Só pode ser protesto e desafio aos humanos, pensei. Contei cinco casinhas taiposas naquelas vigas. Umas prontas outras inacabadas ou com aparencia de abandonadas. Todas com as entradas viradas para o nascente, talvez por causa da cobertura. Havia outro casal construindo com persistência e sabedoria seu ninho. Por ser leigo em construção, acreditei que fixar o barro e equilibra-lo na viga de ferro seja uma obra sobrenatural.

  5. Cristiano Netto sobre essa curiosidade da traição da Joana-de-barro éverdadeou realmente mito quando a uma traição ela se deixa trancafiar pelo João-de-barro?

  6. O JOÃO DE BARRO CONSTROI SUA CASA PROPRIA PARA VIVER COM SUA COMPANHEIRA, ELE É TRABALHADOR DEDICADO E É FIEL. TODOS OS HOMENS DEVERIAM SER TRABALHADOR DEDICADO E FIEL! O MUNDO SERIA MUITO MELHOR NÉ????

  7. E verdade. As aves apresentam a caracteritica de permitir a poligamia e a traição. Existem algumas evidencias que o joao de barro tranca sua femea na casa sim.

  8. Corrigindo o comentario anterior .. as aves nao permitem a poligamia e a traição.

  9. PARANA TINHA UMA CASA DE JOAO DE BARRO QUE ESTAVA FECHADA COM A FEMIA DENTRO


Deixar um comentário


Spam protection by WP Captcha-Free

Sem trackbacks