cristianonetto.com.br
8mai/105

OITO ESTÁGIO DA DESLEALDADE

                                 OITO ESTÁGIOS DA DESLEALDADE

Introdução:

Ninguém se torna desleal da noite para o dia. A deslealdade é um processo frio e silencioso. Muitas pessoas nem sequer sabe que estão no processo de se tornar desleais e muitos líderes não percebem que seus liderados estão se tornando desleais.

Vamos estudar oito degraus que uma pessoa pisa para se tornar desleal.

De que me servirá o conhecimento desses estágios?

Haverá pelo menos dois benefícios: Irá ajudá-lo a detectar e eliminar qualquer uma dessas características dentro de você e com qualquer pessoa que você trabalha não ministério ou no mundo secular.

PRIMEIRO ESTÁGIO:

UM ESPIRITO INDEPENDENTE

A tal da independência é tão sutil, que nem é reconhecida como deslealdade. É quando uma pessoa faz parte de uma organização, mas não segue as regras da instituição fazendo o que ela quer.

O líder marca um jejum para quinta feira, mas como ele já tinha planejado jejuar na quarta, é o que ele faz.

Tem que vir no Tadel, pegar o boletim para pregar na quarta feira na célula. Ele não vem no Tadel e na quarta feira prega o que ele ahca que deve e diz que não vai servir comida requentada pelo povo.

O líder convoca várias reuniões mas os diáconos, pastores, só vão na que acham que é importante.

O líder do ministério de louvor marca orações, consagrações e ensaios, o que tem espírito independente resolve que só irá participar dos ensaios.

Não há nada de errado em ser independente, mas quando você se torna membro de uma igreja você não pode ser independente daquela igreja e fazer o que você pensa que é certo e ignorar as ordens que vem da liderança e se você acha que não pode obedecer, deve renunciar.

Existe uma curiosidade. Pessoas independentes nunca decidem sair. Elas sempre ficarão no lugar fazendo somente o que eles querem fazer

Quando você começa a exibir um espírito de independência dentro de uma igreja, você está começando a ser desleal. Independência e deslealdade é a mesma coisa.

SEGUNDO ESTÁGIO

OFENSA – Mateus 24:10

As pessoas começam a trair e enganar umas as outras quando estão feridas.

A Bíblia diz que as pessoas ofendidas irão trair você. Pessoas machucadas poderão se voltar contra você mais cedo ou mais tarde.

O espírito de ofensa abre porta para o espírito de traição. Portanto cuidado com pessoas que foram machucadas por algum tipo de acontecimento, e não foram curadas, elas são divisoras em potencial de ministério.

TERCEIRO ESTÁGIO

PASSIVIDADE

Depois de serem ofendidas de alguma maneira as pessoas se tornam passivas, não se mexem indiferentes. Elas sentam, assistem a todos os acontecimentos da igreja, mas não se envolvem com nada.

Pessoas dentro da igreja que são passivas e indiferentes são os próximos que vão pular fora do barco.

Membros passivos são aqueles que não se envolvem com células, discipulado, tadel, ctl, oração, louvor. Se todas as mulheres forem chamadas para uma reunião, o membro passivo não irá, mesmo que seja uma mulher.

Tais pessoas podem ter sido feridas num passado recente e a atitude delas dizem: “Eu não quero me envolver com mais nada. Só quero ficar no meu canto.”

Jeremias 48:10 – Deus espera que você se envolva quando tem algo para contribuir. Esse versículo diz que estamos debaixo de maldição quando podemos nos envolve na obra e não nos envolvemos.

A passividade nos torna desleais porque o não envolvimento faz sobrar bastante tempo para pegar uma lupa e começar a achar pelo em ovo desde a liderança até o ultimo escalão. A pessoa não envolvida só vê falha ao seu redor.

Eu costumo tomar muito cuidado com aquela pessoa que é muito comunicativa e que outrora era cheia de idéias, mas agora está apática e indiferente. Fico preocupado quando alguém esta de propósito calado demais. Vivo Constant mente perguntando se meus liderados estão felizes.

QUARTO ESTÁGIO

O ESTÁGIO CRÍTICO

Uma pessoa desleal, não fica passiva para sempre, mas cedo ou mais tarde ela partirá para o estágio de se tornar critica e murmuradora. Olha as falhas com lente de aumento.

Miriã tornou-se critica de seu irmão Moisés (Números 12:1).

Devemos olhar as coisas com olhos espirituais.

Quando alguém começa a criticar demais sua liderança está sendo desleal.

QUINTO ESTÁGIO

O ESTÁGIO POLITICO

Quando uma pessoa se torna política, ela ele tenta a todo custo convencer as outras pessoas de suas idéias e filosofias. Politicos trabalham a partir do poder da opinião das pessoas.

Quando uma pessoa esta se tornando desleal ele faz a política diabólica de envolver outras pessoas em suas idéias de traição.

Ela quer reunir um grupo de seguidores e fezer eles acreditarem que ela identificou um grande problema que deve ser tratado.

A deslealdade costuma bater a porta de pastores auxiliares, porque eles tem mais facilidade de interagir com o povo do que o seu líder. A igreja começa a pensar que o pastor auxiliar é mais acessível e amoroso do que o pastor principal e o passtor auxiliar desleal ira surgerir que o pastor principal é incopentente e apenas um figurão.

Pessoas desleais tem uma maneira dissimulada, maligna de discutir as falhas de seus lideres.

Eis a cena:

O que você achou do culto hoje?

Achei que estava um pouco desanimado.

Visto que somos uma igreja pentecostal você não acha que deveríamos ter alguns milagres?

Voce acha que nosso pastor é ungido como ele era no passado?

Voce observou que muitas pessoas estão saindo da igreja?

Sào perguntas usadas como iscas para fisgar cristãos ingênuos. Eles envolvem cristãos inocentes em assuntos que estão além da alçada deles. Salmo 131:1.

Pouco a pouco espalham a dissensão para um grupo de pessoas simples na fé.

Quando uma pessoa está na fase da deslealdade ele tem três frase favoritas na boca:

Varias pessoas estão dizendo, que o bispo viaja muito.

Todos estão dizendo....

Muitas pessoas estão dizendo...

Olha, eu estou falando em nome de muitos que estão descontentes na igreja!

O desleal leva o grupo para dentro de sua casa para discutir as falhas do pastor.

É muito perigoso manter uma pessoa no estágio político da deslealdade na igreja ou na liderança, porque ele se tornou uma ameaça a liderança.

SEXTO ESTÁGIO

ENGANO

De uma coisa eu tenho certeza. Pessoas que se rebelam estão grosseiramente enganadas. Muitas das pessoas que se rebelrarm acabaram destruídas e eu sei que ninguém em sã consciência quer ser destruído.

Eis alguns enganos comuns:

Muitas pessoas rebeldes e enganam quando acham que são maiores que seus líderes. É natural que muitos filhos no ministério se levantem para fazer coisas maiores que seus pais espirituais. Jesus predisse isso (Joào 14:12).

Infelizmente quando progredimos no ministério come’’camos a pensar erroneamente que somos maiores do que alguém que veio antes de nós (João 13:16).

Voce nunca deve esquecer de esta onde está porque foi colocado por alguém.

Lucifer esqueceu disso ( Ezequiel 28:14).

Lucifer esqueceu que sua beleza, perfeição, sabedoria vieram de algum lugar. Voce aprendeu o que você sabe de algum lugar.

Algumas pessoas tem uma pequena visão e se sentem o ultimo biscoito do pacote.

Há alguns pastores que acontecem alguns milagres na sua igreja e ele não respeita mais inguem.

Dois ou três irmãos caem no poder eles deixam ser corrompidos no coração por causa do sucesso.

Eu creio que uma das razoes porque Jesus instiutiu a ceia foi para evitar o engano. Para lembrar a mime a você de que não importa o quanto você cresça, você não é o Cristo.

Precisamos nos lembrar das nossas origens. Quem éramos e quem somos hoje. Fazei isto em memória de mim.

Muitas pessoas rebeldes são enganadas porque são talentosas e ungidas. Os rebeldes pensam que sabem de tudo.

O maior de todos os enganos que o rebelde pode cometer é pensar que pode destruir seu discipulador e pai. Sào pessoas que pensam que tem lixo o suficiente para entulhar o poço de alguém que um dia lhe deu de bebe.

O espírito de rebeldia Não só leva pastores assistentes a fugirem, mas também a se revoltarem contra as autoridades que foram postas sobre ela.

A maldição para quem luta contra seu pai, físico ou espiritual é esta. Deus estará contra você e porá todos os animais selvagens e águias contra você (Proverbios 30:17).

SÉTIMO ESTÁGIO

REBELIÃO ESCANCARADA.

Este é o estágio que que os rebeldes lutam abertamente contra a figura de autoridade.

Esta luta em campo aberto só acontece devido a confiança que o rebele desenvolve ao longo dos meses e anos. Ele adquire apoio psicológico ao obter apoio de algumas pessoas com as quais ele conversou.

Lucifer só se rebeliu depois de ter o apoio de um terço dos anjos

Judas foi a campo aberto e falou para os soldados não soltarem Jesus. Ele se levantou contra seu discipulador e pai.

 

OITAVO ESTÁGIO

PENA DE MORTE

O fim e todos os rebeldes é um só, a morte. A rebelião é uma coisa essencialmente diabólica. A Bíblia nos ensina que rebelião é como feitiçaria (I Samuel 15:23).

A Punição bíblica para bruxaria era pena de morte (Êxodo 22:18).

Hoje a deslealdade provoca a morte espiritual das pessoas.

Deus não suporta a rebelião em qualquer forma ou embalagem.

Não se envolva em nenhum tipo de rebelião. Pessoas que se envolvem em rebeliões normalmente são pessoas simples e que não sabem o que estão fazendo. São inocentes e ignorantes.

O fruto de rebelião na Bíblia é morte.

Deus irá sempre substituir o rebelde por outro.

O lugar do rebelde será preenchido por outro mais digno do que ele.

O rebelde será banido para o esquecimento e haverá uma maldição sobre ele e sua família.

Eis alguns que sofreram pena de morte por causa da rebelião.

Lucifer – Apocalipse 12:9

Absalão – II Samuel 18:15

Aitofel – II Samuel 17:23

Simei – I reis 2:46

Adonias I Reis 2:25

Judas – Mateus 27:5

Comentários (5) Trackbacks (0)
  1. A desobediência leva milhares de pessoas a perder diversos benefícios de Deus, são inúmeros casos de vitímas dessa atitude cada vez mais presente nesse século. A desobediência está presente na família, nas empresas, nas escolas, nas igrejas,
    ou seja, em toda a sociedade. Que possamos refletir nisso!

    Acesse: http://www.heltonangelo.com

    Abraços,

    Helton Angelo

  2. A desobediência é a causa de diversas maldições presente na vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Provérbios 26.2 diz: ” Como o pássaro que foge, como a andorinha no seu vôo, assim, a maldição sem causa não se cumpre”.
    Através desse texto bíblico verificamos que maldição sem causa não se cumpre na vida das pessoas. Ou seja, sem desobediência não há maldição!

    Acesse: http://www.heltonangelo.com

    Atenciosamente,

    Helton Angelo

  3. Pr. Darlan Luiz Ass. de Deus Central. estes estagios sobre o desleal é algo muito cerio. eu ja vivi isto em meu ministerio. parabéns,isto nos ajuda a conduzir a obra

  4. pastor noel meira comunidade da graça do senhor Jesus
    passei por isso em nossa igreja é terrivel
    fico imaginando moisés e Arão la em numeros
    cap 16 um dia isso tudo se findará e o lugar
    devido dos rebeldes ja sabemos se não se arrepender
    não tem jeito é o lago de fogo ardente

  5. Bom dia… Estamos em estudo sobre esse assunto, e gostei muito do que li… Somos enganados por nossos hábitos constantemente, e muitas das vezes nem percebemos certos erros, através dessas leituras e quando estamos abertos ao conhecimento e a mudanças, conseguimos viver dignamente na presença do SENHOR… Viver em Cristo é ouvir, aprender e principalmente vigiar e colocar em pratica o que aprendemos… Obrigada pelas palavras!!!


Deixar um comentário


Spam protection by WP Captcha-Free

Sem trackbacks